Fonte: elaborada pela turma ProfEPT (2020)
Atividades desenvolvidas:
- síncrona: apresentação da disciplina, discussão e reflexão sobre paradigmas da pesquisa em educação.
- assíncrona: leitura dos textos bases e elaboração do diário da disciplina - caso recorde algo interessante sobre o tema inserir no AVA - Grupo 3 (Denise, Geciélen, Josi, Luis Cláudio e Gilson).
Plataformas utilizadas: Google Meet (encontro), Padlet (informação sobre linha de pesquisa), Pollev (elaboração de nuvem de palavras); AVA IFPR (elaboração de Wiki),
Anotações durante o encontro
- Apresentação das linhas de Pesquisas:
- Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em EPT
- Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT.
- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT.
- Práticas Educativas no Currículo Integrado. (Será que temos um currículo integrado?)
- Linha de Pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT
- História e memórias no contexto da EPT. (memórias podem ser objetivas ou subjetivas)
- Organização do currículo integrado na EPT.
- Organização de espaços pedagógicos na EPT.
- Discussão e reflexão sobre os dois textos paradigmas e práxis:
- O paradigma é definido pela identidade de uma comunidade cientifica - para a pesquisa é importante conhecer os paradigmas pois a teoria necessita conversar com a metodologia. O paradigma ajuda a selecionar a pesquisa e a base teórica (ontologia - epistemologia). A partir que conheço o meu paradigma consigo selecionar minhas metodologias.
- Os paradigmas da pesquisa brasileira em educação são: Positivismo (sujeito e objeto são estudados separadamente); Fenomenologia (desprezo do conhecimento prévio, só olha para o agora); Marxismo (nada pode ser desprezado); Estruturalismo ou funcionalismo (ênfase só na estrutura - ignora a parte subjetiva) e teoria da complexidade (a teoria não está pronta - não diz como?).
- A Pesquisa na EPT busca articular a teoria com a prática como podemos observar no Art. 1 § 2º "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social." Art. 3 XI "vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais". Assim o paradigma está representado no materialismo histórico dialético - concepção histórica critica. "O materialismo histórico dialético em educação propõe mecanismos de interferência e mudança na sociedade." Práxis: "unidade indissolúvel entre pensamento e ação". Não pode confundir práxis com prática. A teoria (ex. Positivismo) não muda o que muda são as metodologias. A teoria não muda o mundo - o ser social que é modificado.
- Reflexões da equipe 3 e inseridas na wiki
- No início a percepção do paradigma é o conhecimento da palavra
- A comunidade e/ou grupos formados - comunidade cientifica - compartilha de uma mesma teoria.
- A teoria não modifica o mundo – o ser social que é modificado, ou seja, não podemos mudar o paradigma positivista, apenas a sua metodologia.
- Normativas por um determinado ponto – sobre um ponto de vista de cada comunidade.
- Teoria Kuhniana – 3 ciclos de paradigmas – 3 movimentos progressivos e distintos
- Pré-paradigma intuição dos novos objetos de pesquisa
- Fase paradigmática – consenso entre cientistas
- Pós paradigmática – momento da crise – revolução – quando os métodos são questionados.
- A última fase – maturação – o que vai dar consistência desse novo paradigma é dito como ciência normal.
- Pesquisa Educacional brasileira passou por várias fases
- Anos 40 égide do Positivismo
- Anos 70 matriz Fenomenológica
- Após Marxismo
- Anos 90 Estruturalismo e/ou Funcionalismo
- No final da década surge uma nova perspectiva epistemológica – Teorias da Complexidade que ainda não se consolidou como paradigma.
REFERÊNCIAS:
ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 14, n. 2, p. 384-397, 2014. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4654.
SILVA, Pollyana Luz Macedo da; GOMES, Jenifer Mascarenhas Santos. Para uma práxis dialética: análises teórico-práticas: análises teórico-práticas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. Anais...Vitória: UFES, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22972.
uau! um belo resumo do encontro!
ResponderExcluirOi Josi.
ResponderExcluir✍(◔◡◔)Olha você aqui, tá que tá... redigir é mesmo contigo.
Ao reler nossas reflexões, penso que foi muito produtivo. Conseguimos compreender que o paradigma é muito importante para nortear nossa dissertação. Esclarecer nossas ideias ao entender que o paradigma em si não é mutável, o que ocorre é a existência de novos paradigmas, deixa claro o que é paradigma e o que são os métodos. É interessante perceber o surgimento dos paradigmas conforme as necessidades e mudanças de contextos, e como é imprescindível que as indagações dos métodos coexistam para que ocorra a maturação. Muito obrigada Josi, por compartilhar conosco seus pensamentos,e parabéns a nossa equipe.
Um belo resumo...
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho...
Sucesso... Josi...