sexta-feira, 16 de abril de 2021

Encontro - 13/04


Nuvem de palavras elaborada no final da aula resumindo o aprendizado

Fonte: elaborada pela turma ProfEPT (2020)


Tema do encontro: Ciência, conhecimento científico e pesquisa 

Atividades desenvolvidas:

  • síncrona: apresentação da disciplina, discussão e reflexão sobre paradigmas da pesquisa em educação.
  • assíncrona: leitura dos textos bases e elaboração do diário da disciplina - caso recorde algo interessante sobre o tema inserir no AVA - Grupo 3 (Denise, Geciélen, Josi, Luis Cláudio e Gilson).

Plataformas utilizadas:  Google Meet (encontro), Padlet (informação sobre linha de pesquisa), Pollev (elaboração de nuvem de palavras); AVA IFPR (elaboração de Wiki),

Anotações durante o encontro 

  • Apresentação das linhas de Pesquisas:
    • Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em EPT  
      1. Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. 
      2. Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. 
      3. Práticas Educativas no Currículo Integrado. (Será que temos um currículo integrado?)
    • Linha de Pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT
      1. História e memórias no contexto da EPT.  (memórias podem ser objetivas ou subjetivas)
      2. Organização do currículo integrado na EPT. 
      3. Organização de espaços pedagógicos na EPT. 
  • Discussão e reflexão sobre os dois textos paradigmas e práxis:
    • O paradigma é definido pela identidade de uma comunidade cientifica - para a pesquisa é importante conhecer os paradigmas pois a teoria necessita conversar com a metodologia. O paradigma ajuda a selecionar a pesquisa e a base teórica (ontologia - epistemologia). A partir que conheço o meu paradigma consigo selecionar minhas metodologias.  
    • Os paradigmas da pesquisa brasileira em educação são: Positivismo (sujeito e objeto são estudados separadamente); Fenomenologia (desprezo do conhecimento prévio, só olha para o agora); Marxismo (nada pode ser desprezado); Estruturalismo ou funcionalismo (ênfase só na estrutura - ignora a parte subjetiva) e teoria da complexidade (a teoria não está pronta - não diz como?). 
    • A Pesquisa na EPT busca articular a teoria com a prática como podemos observar no Art. 1 § 2º "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social." Art. 3 XI "vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais". Assim o paradigma está representado no materialismo histórico dialético - concepção histórica critica. "O materialismo histórico dialético em educação propõe mecanismos de interferência e mudança na sociedade." Práxis: "unidade indissolúvel entre pensamento e ação". Não pode confundir práxis com prática. A teoria (ex. Positivismo) não muda o que muda são as metodologias. A teoria não muda o mundo - o ser social que é modificado.

  • Reflexões da equipe 3 e inseridas na wiki
    • No início a percepção do paradigma é o conhecimento da palavra
    • A comunidade e/ou grupos formados - comunidade cientifica - compartilha de uma mesma teoria.
    • A teoria não modifica o mundo – o ser social que é modificado, ou seja, não podemos mudar o paradigma positivista, apenas a sua metodologia.
    • Normativas por um determinado ponto – sobre um ponto de vista de cada comunidade.
    • Teoria Kuhniana – 3 ciclos de paradigmas – 3 movimentos progressivos e distintos
      • Pré-paradigma intuição dos novos objetos de pesquisa
      • Fase paradigmática – consenso entre cientistas
      • Pós paradigmática – momento da crise – revolução – quando os métodos são questionados.
      • A última fase – maturação – o que vai dar consistência desse novo paradigma é dito como ciência normal.
    • Pesquisa Educacional brasileira passou por várias fases
      • Anos 40 égide do Positivismo
      • Anos 70 matriz Fenomenológica
      • Após Marxismo
      • Anos 90 Estruturalismo e/ou Funcionalismo
      • No final da década surge uma nova perspectiva epistemológica – Teorias da Complexidade que ainda não se consolidou como paradigma. 

REFERÊNCIAS:

ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Revista Contrapontos, Itajaí,­  v. 14, n. 2, p. 384-397, 2014. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4654. 

SILVA, Pollyana Luz Macedo da; GOMES, Jenifer Mascarenhas Santos. Para uma práxis dialética: análises teórico-práticas: análises teórico-práticas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. Anais...Vitória: UFES, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22972. 

3 comentários:

  1. Oi Josi.
    ✍(◔◡◔)Olha você aqui, tá que tá... redigir é mesmo contigo.
    Ao reler nossas reflexões, penso que foi muito produtivo. Conseguimos compreender que o paradigma é muito importante para nortear nossa dissertação. Esclarecer nossas ideias ao entender que o paradigma em si não é mutável, o que ocorre é a existência de novos paradigmas, deixa claro o que é paradigma e o que são os métodos. É interessante perceber o surgimento dos paradigmas conforme as necessidades e mudanças de contextos, e como é imprescindível que as indagações dos métodos coexistam para que ocorra a maturação. Muito obrigada Josi, por compartilhar conosco seus pensamentos,e parabéns a nossa equipe.

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  2. Um belo resumo...
    Parabéns pelo excelente trabalho...
    Sucesso... Josi...

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